novembro azul

Urologista reforça que, com detecção precoce, pode-se curar o câncer de próstata em até 90% dos casos

No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. No entanto, a conscientização sobre a doença deve ser realizada o ano todo. O mês de novembro, batizado de 'Novembro Azul', foi escolhido para concentrar todas as medidas de prevenção e tratamento da doença.

A ação mundial de combate ao câncer de próstata é realizada em novembro. O descobrimento precoce pode prevenir em até 90% dos casos. Além disso, o câncer de próstata é responsável pela morte de 29% dos homens no Brasil.

Veja o que abre e o que fecha no feriado em Santa Maria

Para falar sobre o assunto e tirar as principais dúvidas, o Jornal do Diário recebeu o médico urologista Manoel Antunes da Silva Paul, na última quinta-feira.

Questionado sobre a importância do Novembro Azul, o médico salienta a conscientização, não apenas da população masculina, mas também da feminina, já que a doença na maioria das vezes é tratada como um tabu.

- O foco do Novembro Azul se trata do rastreamento no diagnóstico precoce da doença, pois a chance de cura é muito elevada, cerca de até 90%. O tratamento tardio tende a ser perigoso. Sendo assim, a campanha visa conscientizar o público masculino, mas de uma forma geral. Muitas vezes, é até a esposa que leva o marido para a consulta - informa o urologista.

Segunda edição do Cine Afro na UFSM traz documentário 'Trap de Cria'

Se tratando do grande tabu do exame físico, o doutor pede que seja realizado o exame sem qualquer preconceito, além de mencionar outra forma de também realizar o rastreamento precoce do câncer de próstata: 

- O rastreamento acontece na análise do exame de TSA, Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos, em busca do antígeno, produzido pela glândula prostática que fica circulante no sangue. Quando esses níveis estão elevados, pode se suspeitar do câncer. Além disso, através do exame físico, o famoso toque retal. A faixa etária começa a partir dos 50 anos e nos pacientes com fatores de risco começa cinco anos antes, com 45.

Segundo o urologista, os fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento precoce do câncer de próstata são o histórico familiar - em especial os familiares de primeiro grau, como o pai ou irmão, eventualmente o avô, ou tio -, pessoas negras - que possuem mais incidência da doença - e a população em obesidade mórbida.

Veja o que abre e o que fecha no feriado em Santa Maria

Para finalizar, o doutor informou que câncer de próstata não provoca nenhum sintoma visível ou sentido, dessa forma, reforça a necessidade de toda a população masculina fazer o exame, não apenas em novembro, mas durante todo o ano.

- Os sintomas em tumores prostáticos geralmente não ocorrem. Quando temos sintomas urinários, sintomas mais comuns da próstata, isso geralmente dirige mais para uma doença benigna. A famosa HPV, hiperplasia prostática benigna - comenta.

* Colaborou Fellipe Medeiros

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Região contará com vacinação em turno estendido nesta semana

Próximo

Semana tem ações de reforço, primeira e segunda dose e turno estendido

Saúde